Sumário
O ESG no transporte marítimo é uma tendência que está ganhando força em todo o mundo, inclusive aqui no Brasil.
Essa sigla em inglês significa Environmental, Social and Governance, em tradução para o português significa “Ambiental, Social e Governança” e foca em ações voltadas ao meio ambiente, às causas sociais e à governança corporativa.
Esse termo surgiu em 2004, a partir de uma provocação feita pelo secretário-geral da ONU, Kofi Annan. Ele teria instado CEOs das principais instituições do mundo sobre a possibilidade de integrar questões sociais, ambientais e de governança ao mercado de capitais.
A sigla, ao contrário do que um entendimento comum e raso leva a crer, envolve muito mais do que apenas questões ambientais atreladas a mudanças climáticas ou escassez de recursos naturais.
Além destes vieses, temas relevantes e de extrema importância como ética, diversidade, inclusão e igualdade estão diretamente ligados ao ESG.
Também envolve a busca por incentivar empresas a orientarem seus negócios e realizarem atividades que gerem impactos positivos.
Para tanto, integrando em suas estratégias ações e compromissos que visem atingir resultados positivos em todas estas frentes.
Ao implementar o ESG, é possível trazer mais sustentabilidade, transparência e igualdade para qualquer área, o que inclui a logística.
E quando falamos sobre os navios, que atravessam o mundo inteiro e têm grande relevância para a economia dos países, há algumas ações que podem ser tomadas e que fazem toda a diferença.
Continue lendo para saber mais sobre o ESG no transporte marítimo e tire suas dúvidas sobre esse conceito.
Qual a importância do ESG no transporte marítimo?
Basicamente, a ideia consiste em aplicar medidas sustentáveis, que envolvem a esfera ambiental, social e de governança.
No primeiro caso, buscam-se formas tornar a operação menos poluente, o que pode ser feito de diversas formas, como o melhor uso dos recursos naturais e a modernização dos motores para reduzir a emissão de gases.
Um exemplo é o novo limite estabelecido pela Organização Marítima Internacional (IMO), agência da ONU responsável pela regulamentação do transporte marítimo”, que estabeleceu a IMO 2023, que determina que a emissão de dióxido de carbono e enxofre de navios deve ser reduzida de 3,5% para 0,5%. A nova regra reduzirá cerca de 77% da emissão de enxofre, o que equivale a cerca de 8,5 milhões de toneladas de dióxido de enxofre, além dos resíduos formados da sua queima.
Já no aspecto social, é importante criar oportunidades para as comunidades que cercam os terminais portuários e criar vagas inclusivas.
Em Governança não podem ser esquecidas as decisões voltadas ao sucesso dos negócios, considerando sempre os aspectos éticos, trazendo mais transparência para os processos e garantindo que todas as leis e normas sejam cumpridas, por exemplo.
A aplicação do ESG, cria oportunidades de melhoria contínua para a empresa e seus parceiros.
As tendências do ESG no transporte marítimo
O ESG ganha a cada dia novos adeptos e as empresas estão atentas a esse assunto.
A comprovação disso se dá a partir do relatório ESG Radar 2023, um estudo realizado pela empresa Infosys que mostra que os investimentos envolvendo iniciativas dessa natureza alcançarão, em 2025, a quantia de US$ 53 trilhões em todo o planeta.
No setor marítimo, a realidade não é diferente, onde 59% das empresas globais investem em sustentabilidade na cadeia logística.
Uma prova disso está na inovação que o navio Pyxis Ocean traz ao segmento, pois se trata de uma embarcação movida a propulsão eólica, portanto, uma excelente alternativa para descarbonizar o transporte marítimo.
Outras tendências do ESG no transporte marítimo são:
- compensação do carbono,
- criação de corredores verdes,
- redução do uso de plástico descartável,
- melhor manuseio de água de lastro.
Conheça o Plantio DC, a iniciativa da DC para gerar impactos positivos no planeta!
O ESG no transporte marítimo também faz parte do dia a dia da DC Logistics Brasil, quando no ano de 2010 uma proposta ecológica foi lançada pela empresa.
A DC planta uma árvore para cada carga fechada durante o mês de junho.
Como resultado, nesses 10 anos, já foram plantadas 55.301 árvores, uma ação que permitiu a captura de 262,96 toneladas de CO₂.
Esse projeto, chamado Plantio DC, é uma proposta de responsabilidade socioambiental, visando exercer a ética e a cidadania.
Além dessa iniciativa, contamos com muitas outras, que fazem parte do nosso Programa de Responsabilidade Socioambiental. A nossa sede tem estrutura conscientes, somos ponto de coleta do Projeto Lacre Amigo, apoiamos instituições locais anualmente e muito mais.
Dessa forma, a empresa reafirma o seu compromisso com a sustentabilidade, possibilitando que o nosso compromisso com a logística não influencie negativamente as gerações futuras.
Saiba mais sobre os nossos projetos na página do nosso Programa de Responsabilidade Socioambiental.