Objetivo #
Pré-qualificar (filtrar) novos leads no primeiro contato por telefone buscando identificar, como possível, através de técnicas, se a empresa é qualificada e quem seria o tomador de decisão a fim de passar para uma abordagem de pré-vendas.
Técnicas / Habilidades #
- Comunicação objetiva, com duração entre 3-5 minutos.
- Tom de voz amigável e condescendente, em outras palavras, como se um “cachorrinho estivesse caído da mudança”.
- Anotar pontos importantes no CRM enquanto fala ao telefone.
- Repita o nome da pessoa. Todos nós adoramos ouvir o nosso nome, isso nos fortalece.
Script
V – Vendedor
C – Contato
C: Empresa XYZ.
V: Alô, Bom dia, com quem eu falo?
C: Aqui é Priscila.
V: Oi Priscila, tudo bom? Você pode me ajudar? (Pausa)
C: Sim, sobre o que seria?
V: Seguinte, eu preciso do email da pessoa que cuida de envios internacionais / Comércio Exterior / Exportações / Importações / Vendas para o Exterior / Compras Internacionais /
responsável por.
C: Sim, Okey. Anote aí:
V: Pode falar que anoto, Priscila.
É anotado: compras@albaruska.com / vagnaldo@albaruska.com.
V: Só para eu formalizar o email, eu mando “aos cuidados de quem” qual é o nome da pessoa responsável.
V: Confirmar se é com “k” ou com “c”.
C: É Vagnaldo, mas pode escrever Naldo, como todos chamam por aqui.
V: Ah! Maravilha… Priscila.
V: Então, só para confirmar: o responsável é o Naldo e o email é compras@albaruska.com. É isso?
C: É isso mesmo!
V: Priscila, muito obrigada(o), tenha um ótimo dia e até breve.
V: Muito obrigada pela ajuda, tenha um excelente dia.